Os seios são um símbolo universal de feminilidade, exatamente por isso podem representar um incômodo para algumas mulheres que sofrem com seios assimétricos e tuberosos.
Mamas tuberosas são uma anomalia congênita com predisposição genética, caracterizadas pela presença de um denso anel fibroso na região das aréolas, que impede o desenvolvimento natural das mamas dando a elas um aspecto tubular.
Além da deformidade e assimetria das mamas, percebemos importantes reflexos na autoestima e saúde emocional da mulher, o que torna a cirurgia extremamente relevante para essas pacientes.
O tratamento das mamas tuberosas é necessariamente cirúrgico, após a cirurgia o seu corpo ficará mais harmônico, você vai se sentir mais confiante, as suas roupas vão vestir melhor e você terá mais liberdade para uma vida plena e feliz.
A cirurgia para tratamento das mamas tuberosas é um grande desafio ao médico cirurgião plástico, a técnica mais adequada vai variar de acordo com o grau de malformação e as características apresentadas pelas mamas, o que torna muito comum a associação de diferentes técnicas para alcançarmos um resultado satisfatório.
Independente da técnica escolhida, a cirurgia tem por objetivo reduzir o diâmetro da aréola e deixá-la mais proporcional, melhorar a posição do sulco mamário, desfazer o anel fibroso e tornar as mamas mais simétricas.
Além disso, podem estar indicados implantes de silicone, dando maior volume e auxiliando na simetrização das mamas.
Para minimizar impactos psicológicos e problemas na saúde emocional da mulher, é importante que o tratamento seja realizado assim que a paciente começar a se incomodar com a aparência das mamas.